A CABAÇA
A cabaça, também conhecido como porongo é o recipiente mais comumente usado como cuia,tendo como vantagens a fácil obtenção e o baixo custo. A “cuia” nada mais é do que um porongo seco, ou seja, o fruto do porongueiro (Lagenaria vulgaris, família das cucurbitáceas) amadurecido e limpo de sementes.
A cabaça é uma planta trepadeira anual de caule herbáceo. As flores são, em geral, amarelas ou brancas. Os frutos, de várias cores e feitios, atingem em média 40 centímetros de diâmetro. É uma baga bem desenvolvida com parede externa precocemente endurecida e parte interna carnosa,preenchida pela placenta.
A origem não se sabe ao certo, há quem considere a cabaça original da Ásia e África, porém, quando os Portugueses chegaram ao Brasil, os índios daqui já utilizavam a polpa da cabaça para comer e a casca depois de tratada para transportar água, tintas e sementes. Um trecho de Pero Vaz de Caminha a El Rei D. Manuel menciona que os indígenas carregavam água nas cabaças. Cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia e transformava as cabaças em bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças.
Presente na vida quotidiana do Brasil, foi assimilada pelos colonizadores Portugueses. desde o recipiente ao instrumento musical (instrumento de percussão).
Com a introdução do plástico a cabaça deixou de ser utilizada como recipiente e passou a ser aproveitada para as mais diversas utilidades da música à decoração, passando por utensílios domésticos, vários artistas escolhem as cabaças como matéria prima para artesanato .
Em casas ribeirinhas, indígenas e quilombolas do Brasil, os frutos dos cabaceiros, das cuieiras e dos porongos eram partidos em vários formatos, limpado internamente – tirando as sementes --, polidos e tingidos e decorados para servir como baldes, coiós, bacias, copos, tigelas; ou como, simplesmente, cuias usadas para beber e comer. Outro dado interessante em relação à cabaça, é a sua utilização como instrumento de trabalho de pescadores, seringueiros e produtores de farinha de mandioca, que partem suas bandas de cuia para levá-las aos rios, às florestas e casas de forno.
No artesanato brasileiro e no mundo a cabaça tem sido utilizada como matéria prima para produção de diferentes formas de expressão artísticas, que, devido suas multiformes, permite que sejam elaborados produtos com as mais variadas formas, tais como:
vasilha para uso em refeições, cuias ou copos; moringa para transporte de líquidos,
normalmente, água para se beber durante uma viagem; amplificador acústico em instrumentos musicais, como o berimbau, chocalho, afochê, maraca, sequerê ou xequerê, abê e malimba;
No artesanato é muito utilizada de formas diversas como: porta-objeto, brinquedos, bonecas, luminárias e decoração em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário